[Resenha] Inspeção

10/21/2019


Livro: Inspeção
Autor: Josh Malerman
Páginas: 416
Ano: 2019
Comprar: Físico


Uma torre, 24 meninos, denominados por letras, conhecidos como meninos do alfabeto, criados por um P.A.I e educados pelos seus professores, todos homens, nenhuma mulher, eles não sabiam nem que isso existia. Regras tinham sido imposta a eles desde que eram bebês e eles passavam sempre pela Inspeção, que tinha como objetivo descobrir se os meninos tinha estragado (termo usado para aqueles que tinham visto uma mulher). 

"Não podemos criar um homem realmente cego se ele já tiver visto o céu."

Richard (P.A.I) estava preocupado pois, seus meninos estavam entrando na pré-adolescência, fase em que mentiras e sexualidade começam a surgir, fase em que as coisas acontecem e eles não sabem o porque.

"Estamos perto do dia em que não reconheceremos aqueles que amamos."

E era assim que os meninos sentiam, sentiam que estavam mudando mas não entendiam essa mudança, até que J começou a questionar as coisas, começou a achar que existia algo além da torre e sua floresta, começou a questionar a Parentalidade. Junto a isso, o autor Warren que era contrato por Richard para escrever para os meninos não quis mais aceitar as condições imposta.

"- Nós só estamos crescendo. Isso é uma mudança. E mudanças assustam."

Paralelo a isso e oposto a torre dos meninos, existam 25 meninas, conhecidas por meninas do abecedário, que viviam da mesma forma que eles, sem saber da existência do sexo oposto, até que K, excelente em desenho e com uma memória fotográfica maravilhosa, desenhou um pináculo em meio a floresta e a partir daí em toda Inspeção a M.Ã.E a questionava por isso, o que a deixou curiosa sobre o que tratava e foi em busca de respostas.

"Vale a pena ganhar dinheiro em um mundo que não pode abandonar?"

Inspeção é um livro confuso no início, visto que o autor vai se aprofundando no assunto e do que se trata esse experimento social criado por duas pessoas que acreditavam que se homens e mulheres, fossem criados sem saber da existência um do outro, seu nível intelectual seria muito maior que o normal, pois relacionamentos causam distrações.

"Mulheres não distraem, Richard. Mulheres inspiram."

É uma narrativa cheia de metáforas e criticas sociais, mais a história é lenta e arrastada, uma história cheia de autoritarismo, desinformações, terror emocional e psicológico, visto que os meninos foram criados para que caso algum deles não passassem na Inspeção seriam levados para o "canto" um local de onde não retornavam.

"Por que naquele momento? Por que havia percebido aquilo naquele momento? Seria o arco natural de um idiota? O inevitável dia da revanche?

Eu esperava mais dessa história, acredito que fui com muita sede ao pote e me decepcionei, enquanto lia achava que o autor tinha se perdido na narrativa, mesmo com as conexões feitas mais a frente, confesso que a única parte que me surpreendeu foi a violência.

"A gente conta uma mentira para se livrar de um problema. Ou para fazer alguém se sentir melhor. Pode até ser divertido. Mas a desinformações... Não tem nada de divertido nisso."

Gostei da escrita do autor em Caixa de Pássaros, história que me prendeu do início ao fim, mas acredito que ele falhou nesse livro que tinha tudo para ser espetacular.


Sinopse: Rapazes e garotas estão sendo criados em escolas especiais. Um grupo não sabe da existência do outro — até agora. No alto de uma torre embrenhada em uma floresta e isolada do restante do mundo, temos J. Ele é um dos vinte e seis rapazes de um internato que tem como objetivo formar prodígios em artes, ciências e atletismo.
Até hoje J só teve contato com as outras pessoas que vivem ali: os colegas são sua única família e todos acreditam ser filhos do fundador da escola. A vida acadêmica é tudo o que conhecem — e tudo o que lhes é permitido conhecer. Mas J suspeita da existência de algo mais fora dali, para além da Torre em que vive, algo que não querem que ele veja. É então que começa a questionar. Qual o verdadeiro propósito daquele lugar? Por que os alunos não podem sair? E que segredos o pai está escondendo deles? Enquanto isso, do outro lado da floresta, em um internato muito parecido com o de J, uma jovem chamada K vem se fazendo as mesmas perguntas.
Ao investigar os mistérios por trás de suas estranhas escolas, talvez os dois acabem descobrindo algo... que não deveriam.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!