[Resenha] Clara Carcosa

8/19/2020



HQ: Clara Carcosa
Autora: Juliana Fiorese
Páginas: 119
Ano: 2018


Essa é a primeira HQ feita pela Juliana Fiorese, como já contei aqui conheci o trabalho dela pelo Instagram e já trouxe aqui um de seus trabalhos que foi a HQ Lenora que é uma adaptação do poema de Edgar Allan Poe, Lenore.

"Vazio demais para suportar."

Em "Clara Carcosa" a história é sombria e dá margem para várias indagações, quando li fiquei com a sensação de que a protagonista só estava "vivendo" seu lado interno obscuro, mas também poderia ser interpretado como o limbo até a aceitação da morte, ou outras interpretações que acho que vária de acordo com o momento em que você está lendo.

"Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que a sanidade também nos falta."

Umas das coisas que me deixou empolgada é que ela faz alusão a lenda da mulher de branco da fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo/ PB que eu tive o prazer de conhecer há alguns anos trás. 

"Aquele vazio, tantas vezes maléfico, que eu sentia dentro de mim, continuava também, cada vez mais forte ao meu redor."

Sou suspeita para falar da arte da Juliana, acho lindo seus traços, essa HQ tem um tom bem obscuro que é visto nas cores usadas pela artista.

"Ao mesmo tempo era como se não existisse nada."

Sinopse: Clara Carcosa conta a história de uma garota que encontra-se perdida e depara-se com um ambiente repleto de seus maiores medos: solidão, escuridão e silêncio profundo.
Sem nenhuma lembrança do que lhe aconteceu e até mesmo sem saber que lugar é aquele aonde ela está, Clara sai em uma jornada, percorrendo caminhos hostis para buscar respostas concretas.
No percurso, a protagonista envolve-se em seus piores pesadelos, os quais vão se manifestando aos poucos e, através de flashbacks, Clara vai desconstruindo todo o mistério que a envolve e desvendando os segredos mais sombrios que estão à sua volta.
O que ela não sabe é que há portas que nunca deveriam ser abertas.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!