[Resenha] Siga em Frente

11/21/2020


Livro: Siga em Frente
Autor: Austin Kleon
Páginas: 224
Ano: 2020
Editora: Rocco
Comprar: Físico

Um livro curto que você consegue ler em no máximo 2 dias e que explica 10 coisas que as pessoas criativas podem fazer para otimizar o tempo, para o autor o trabalho criativo é difícil e pensando nisso ele escreveu dicas de como ser mais produtivo na criatividade. Cada capítulo ele aborda detalhadamente seu ponto de vista. 

No primeiro capítulo ele fala que é preciso fazer uma lista das tarefas do dia para aproveitar o tempo da melhor forma. Mas não se prender a essa lista pois imprevistos acontece.
No segundo ele fala sobre ter um local sagrado, ou uma hora sagrada do dia para que vc possa ser criativo e possa desapegar do mundo exterior. Desconectar de notícias ruins e da internet é uma forma de aproveitar o tempo. Pois, depois você se conecta e também aprender a dizer não. Isso é fundamental. 

O terceiro Austin diz para não se prenda e não trate sua arte como um trabalho, leve-a na brincadeira. E quando estiver de saco cheio invista em novos “brinquedos”, ou seja, ferramentas, pois novas ferramentas inspiram a criatividade.
Quatro, viver da sua criação acaba se tornando chato e o que você amava fazer acaba se tornando uma obrigação. Não pense em métricas de publicação, pois nem sempre é real, quantidade não é qualidade. 

"O mundo é uma loucura. Trabalho criativo é difícil. A vida é curta, a arte é longa."

No quinto ele diz para criarmos a arte a partir da nossa vivência, prestar atenção a nossa vida. Ter um diário é uma forma de prestar atenção em si.
Sexto, criar arte que vale a pena, que vale a pena pra você e pro outro, pois se vai estragar a vida não crie essa arte. 

No sétimo capítulo, o autor diz para buscar pessoas com que se tem conexão e ler livros antigos, ficar longe de pessoas negativas.. 
Oitavo, arrumar a bagunça de forma a criar novas artes, cada pessoa sabe da sua bagunça e nem sempre manter as coisas organizadas para alguns é bom, contanto que as ferramentas estejam em ordem, o restante pode inspirar uma nova arte. 
o penúltimo capitulo, ele diz que caminhada põe os pensamentos em ordem é algo que ele e vários artistas praticam e ajuda bastante. 

"...ser consistente com a marca implica em ter 100% de certeza de quem é e do que faz, sendo que certeza, na arte e na vida, não só é totalmente supervalorizada, como também bloqueia a descoberta."

Por fim, plante sua semente no mundo através da arte. 
É uma obra rica em aprendizado, alguns desses itens eu já colocava em prática na minha vida e funciona bastante, outros tentarei incluir, realmente chega uma fase de que quando sua arte se torna obrigação ela fica chata, confesso que cheguei nessa fase e está na hora de respirar e deixar de fazer por obrigação e começar a fazer por amor. 
É uma obra que recomendo a leitura. Pois, dá para por em prática em alguns outros aspectos da vida.

Sinopse: Em seus livros anteriores, os best-sellers Roube como um artista e Mostre seu trabalho!, Austin Kleon deu aos seus leitores a chave para liberar a criatividade e o que é preciso para que seus resultados se tornem conhecidos. Agora, ele oferece um de seus trabalhos mais inspiradores, apresentando dez regras simples sobre como permanecer criativo, focado e fiel a si mesmo – por toda a vida.A vida criativa não é uma jornada linear em direção a uma linha de chegada, ela é como um loop – portanto, encontre uma rotina diária, já que hoje é o único dia que importa. Desconecte-se do mundo para conectar-se a si mesmo – e às vezes você só precisa mudar para o modo avião para que isso aconteça. SIGA EM FRENTE celebra as atividades ao ar livre e incentiva pequenas escapadas, nem que seja apenas para um passeio curto (como o diretor Ingmar Bergman disse à filha: “Os demônios odeiam ar fresco”). Preste atenção e, principalmente, preste atenção no que você presta atenção. Preocupe-se menos em terminar as coisas e preocupe-se mais com o valor do que você está fazendo. Foque menos em deixar sua marca nas coisas, trabalhe mais para deixar as coisas melhores do que estavam quando você as encontrou.
SIGA EM FRENTE traz princípios éticos, atemporais e práticos para aqueles que tentam manter uma vida produtiva e significativa.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!