[Resenha] Minha Sombria Vanessa

2/13/2021


Livro: Minha Sombria Vanessa
Autora: Kate Elizabeth Russel
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
Ano: 2020
Comprar: E-book | Físico

No livro "Minha Sombria Vanessa", conheceremos a história da Vanessa onde ela irá narrar tudo que ela viveu na sua adolescência e que influenciou na mulher que ela se tornou. A narrativa se intercala entre o presente e o passado da personagem.

"Imagino que eu vou ser a pessoa a quem ele vai recorrer daqui a dez ou quinze anos, na hora que seu corpo começar a falhar. Este parece o fim provável dessa história de amor: eu largando tudo e fazendo qualquer coisa, tão dedicada quanto um cão, enquanto ele recebe, recebe, recebe."

No presente ela trabalha na recepção de um hotel e leva sua vida de forma desleixada, sem amigos, sem namorados, pois nunca conseguiu se envolver com ninguém por muito tempo, alcoólatra e fumante, esses dois últimos é a forma que ela encontra para escapar de seus problemas, faz terapia na tentativa de resolver algumas questões mas nunca tocou no assunto principal. E ela está acompanhando a repercussão midiática que seu antigo professor Jacob Strane está tento ao ser acusado de estrupo.

"Eu não digo, mas às vezes tenho a sensação de que é exatamente isso que ele está fazendo comigo: me desconstruindo, me montando outra vez como alguém novo."

No passado, ela era uma jovem que tinha tudo para ser uma grande escritora, aluna não muito exemplar, porém bastante inteligente, mas depois que a sua companheira de quarto e ex-amiga se afastou ela começou a se sentir só, via a presença e interesse de seu professor de literatura como uma companhia agradável. Passando tanto tempo na sala dele, ela se viu apaixonada por ele, um homem bem mais velho que ela, e ele aproveitou a oportunidade e se envolveu com ela, sempre deixando claro que ninguém poderia descobrir. Sempre deixando claro que o que ele estava fazendo com ela, era por que ela também queria. 

"Não tenho alternativa senão fingir que sou a mesma de sempre, mas um abismo me rodeia e me separa dos outros."

E de forma geral é nisso que a história irá se desenvolver, como eles se aproximaram, como ela deixou-se envolver, como ele a manipulou e continuou manipulando ao longo da vida. O texto traz referência a "Lolita" uma obra que ainda não li. Ler "Minha Sombria Vanessa" é se ver diante de absurdos que podem ser reais, o descaso da família, da escola, a falta de justiça. Li a obra pausadamente, pois em vários momentos eu tinha muita raiva da mulher Vanessa e muita pena da adolescente Vanessa. 

Como o próprio livro diz: "Não é uma história de amor". Para mim é uma história de dor e tentativa de superação e praticamente real.


Sinopse: Elogiado por Gillian Flynn e considerado um dos grandes livros de 2020, o romance de estreia de Russell explora as dinâmicas psicológicas de um relacionamento entre uma adolescente e seu professor.
Em 2000, Vanessa Wye é uma estudante solitária de ensino médio. Talentosa e com o sonho de ser escritora, Vanessa diz não se importar de ficar sozinha, principalmente quando seu professor de inglês, Jacob Strane, um homem de 42 anos, começa a prestar atenção nela, elogiando seu cabelo, suas roupas e lhe emprestando alguns de seus livros favoritos ― como Lolita, de Nabokov. Antes que Vanessa perceba, os dois embarcam em uma relação e a jovem acredita que o professor a ama e a considera especial.
Mais de uma década depois, uma ex-aluna acusa Strane de abuso sexual, e Vanessa começa a questionar se o que viveu foi realmente uma história de amor ou se não teria sido ela também uma vítima de estupro. Mesmo depois de tantos anos, Strane ainda é uma presença constante em sua vida. Como ela seria capaz de rejeitar o que considera seu primeiro amor?
Alternando entre presente e passado, o livro justapõe memória e trauma ao entusiasmo de uma adolescente descobrindo o poder do próprio corpo. Instigante e impossível de largar, o livro retrata com maestria a adolescência conturbada e suas consequências, para refletir acerca de liberdade, consentimento e abuso. Escrito com intimidade e intensidade assustadoras, Minha Sombria Vanessa capta brilhantemente os costumes culturais em transformação que guiam nossos relacionamentos e a própria sociedade.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!