[Resenha] A Cinco Passos de Você

11/06/2019


Livro: A Cinco Passos de Você
Autora: Rachael Lippincott
Páginas: 288
Ano: 2019
Comprar: Físico

"A Cinco Passos de Você" é baseado no filme homônimo que foi estrelado pelo Cole Sprouse, nosso lindo Jughead de “Riverdale”. Apesar disso, ele diverge em seu final, mas a premissa da história é a mesma, um romance de dois adolescente que possuem doenças pulmonares graves. 

"Se eu vou morrer, gostaria de pelo menos viver primeiro. E daí posso morrer."

Stella possui fibrose cística (uma doença genética, crônica, que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. O muco espesso leva ao acúmulo de bactéria e germes nas vias respiratórias, podendo causar inchaço, inflamações e infecções como pneumonia e bronquite, trazendo danos aos pulmões). Nossa protagonista, vive com essa doença desde a infância, está internada por ter tido mais uma crise, seu nome está no banco de transplantes e ela pode ser a próxima a ter um pulmão novo. 

"Por algum motivo, as pessoas acham que quando você contrai uma doença ou tem algum distúrbio, você vira santo."

Devido a sua vida inteira ter sido dentro de hospitais, ela acaba criando vínculos amigáveis com pacientes e funcionários e dentre eles está seu melhor amigo Poe.
Mas dessa vez o internamento de Stella terá grandes surpresas e dentre elas é o novo paciente que está em tratamento experimental, Will.

"Estou cansada de não viver de verdade. Cansada de viver desejando coisas. Há muito na vida que podemos ter." 

Will, também tem uma bactéria no seu pulmão a Burkholderia Cepacia (difícil de ser tratada, por ser resistente a muitos antibióticos. Há evidências de que ela pode tornar-se “dormente” ou inativa dentro do corpo, mas depois voltar. Ou seja, mesmo após o tratamento e não aparecendo nos exames, ela pode retornar em algum momento. Se não for tratada, a B. cepacia pode causar piora na saúde pulmonar). Ele não quer seguir a risca seu tratamento, até conhecer a Stella, que acabará insistindo em ajudá-lo, apesar dos pacientes de fibrose cística não poderem ficar perto um dos outros e ter que manter uma distância, eles se apaixonam e darão um jeito de aproveitar os momentos juntos.

"A única coisa pior do que não poder ficar com ela ou perto dela seria viver num mundo sem ela. Principalmente se fosse por minha culpa."

"A Cinco Passos de Você" é um romance adolescente, envolvente do início ao fim, mesmo a gente sabendo o que pode vim acontecer, é uma história linda. Como disse no início, apesar do livro ser baseado no filme o final é diferente. 
É uma história linda e que todos deveriam ler.


Sinopse: Stella Grant gosta de controle. Ela parece uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que deve tomar para controlar a fibrose cística, doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Para conseguir um transplante, ela precisa seguir seu tratamento e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa ficar a pelo menos seis passos de outros pacientes com a doença – sem exceção.Will Newman não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo.
Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, sua doença não é a única coisa que os une. Eles não podem se aproximar, mas, conforme sua conexão aumenta, os seis passos entre eles passam a ser insuportáveis. E se pudessem quebrar as regras? Cinco passos são tão perigosos quanto perder um grande amor?

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!