CHRISTOPHER NOLAN DESAFIA TECNOLOGIA PARA CRIAR ESPETÁCULO VISUAL E IMERSIVO EM TENET

10/15/2020

 


Estrelado por John David Washington, Robert Pattinson e grande elenco, longa chega aos cinemas brasileiros em 29 de outubro

Christopher Nolan traz às telonas seu mais novo trabalho, Tenet, que, além de reunir um grande elenco, foi fundamentalmente capturado por meio das câmeras IMAX. O longa não apenas explora o formato de forma singular, mas também serviu de instrumento para o desenvolvimento de uma nova tecnologia IMAX, conferindo ineditismo técnico e visual ao projeto cinematográfico assinado por Nolan.

Há mais de uma década, Christopher Nolan foi o primeiro a utilizar câmeras IMAX para filmar um longa-metragem, e ele continua a abrir novos caminhos com as câmeras de grande formato para oferecer uma experiência imersiva aos espectadores, que os façam não apenas ver, mas vivenciar profundamente cada narrativa.

Nolan, que dirigiu e roteirizou Tenet, e o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema filmaram a maior parte da ação de Tenet com câmeras IMAX, utilizando-as mais do que em qualquer produção anterior e van Hoytema suspeita que mais do que qualquer outra produção cinematográfica.

"Rodamos quase 500 mil metros de filme IMAX, o que definitivamente quebrou nosso próprio recorde. Não posso dizer com certeza, mas ficaria surpreso se houvesse outro filme que tenha utilizado mais do que essa metragem", comenta o diretor de fotografia.

Segundo Nolan, cada decisão é tomada com a ideia de uma plateia reunida em um cinema para ver o filme em uma tela grande. Isso afeta todas as escolhas que são feitas. "Algo que aprendemos ao longo dos anos: se você pode combinar uma gama de técnicas diferentes para concretizar efeitos cena a cena, é muito mais difícil para o público se desligar do filme. É muito mais imersivo", explica o diretor.

As câmeras IMAX têm motores muito potentes, mas ao mesmo tempo requerem extrema precisão, e não foram construídas para retroceder. Além do uso sem precedentes de câmeras IMAX, as especificidades da história exigiram um avanço na tecnologia disponível.

Van Hoytema detalha: "Um dos maiores desafios técnicos era que queríamos que a câmera IMAX fosse capaz de rodar ao contrário para captar certas manobras físicas impossíveis se o filme apenas fosse para frente. A IMAX foi muito prestativa, trabalhando conosco em um novo projeto de engenharia para reconstruir a mecânica e refazer a eletrônica de seu produto para nos permitir filmar nos dois sentidos".

Mas as câmeras IMAX têm uma grande desvantagem: são consideravelmente mais ruidosas do que as câmeras tradicionais. Mas com a última geração delas, chamada de câmeras dirigíveis - acrescidas de recobrimento redutor de som - van Hoytema foi capaz de utilizá-las mais do que nunca. No entanto, ele admite: "Houve momentos de diálogo íntimos que não conseguimos obter com a câmera IMAX, então voltamos para a câmera de 65 mm".

Nolan revelou que o formato amplifica a experiência imersiva de cinema. "Trabalho com o formato IMAX há anos, que tem esse poder extraordinário em termos de quão profundamente é capaz de levar o público a entrar na história. Com uma história tão espetacular e divertida como esta tenta ser, nós realmente sentimos que queríamos envolver o público e levá-los para uma viagem", ele diz.

Emma Thomas, parceira de Nolan no thriller de ação, comenta: "Tenet foi tão desafiador que eu não acho que teríamos sido capazes de filmá-lo dez anos atrás, então eu sinto que essa história se configurou na mente do Chris na hora certa. Este não é apenas o filme de escopo mais ambicioso realizado por Chris do ponto de vista da produção, mas também da narrativa e a maneira como ele foi além dos limites do que já fez no passado. A produção foi desafiadora, não há dúvida. Mas estávamos cercados pelos melhores do cinema e nos sentimos ótimos com os enormes talentos que estavam nos ajudando a comunicar a história e dar vida aos personagens".

Sobre o filme

John David Washington é o novo Protagonista no espetáculo de ação e ficção científica original de Christopher Nolan: Tenet.

Armado com apenas uma palavra - Tenet - e lutando pela sobrevivência de todo o mundo, o Protagonista viaja por um obscuro mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real.

Não é viagem no tempo. Inversão .

O elenco internacional de Tenet também inclui Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Dimple Kapadia, Aaron Taylor-Johnson, Clémence Poésy, com Michael Caine e Kenneth Branagh.

Nolan escreveu e dirigiu o filme, utilizando uma mistura de IMAX® e 70mm para trazer a história para o cinema. Tenet foi produzido por Emma Thomas e Nolan. Thomas Hayslip atuou como produtor executivo.

A equipe criativa de Nolan nos bastidores inclui o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema, o designer de produção Nathan Crowley, a editora Jennifer Lame, o figurinista Jeffrey Kurland, o supervisor de efeitos visuais Andrew Jackson e o supervisor de efeitos especiais Scott Fisher. A trilha sonora é composta por Ludwig Göransson.

Tenet foi filmado em locações de sete países diferentes.

A Warner Bros. Pictures apresenta, uma produção da Syncopy, um filme de Christopher Nolan, Tenet. A Warner Bros. Pictures distribui Tenet nos cinemas e IMAX de todo o mundo, com lançamento previsto para 29 de outubro no Brasil.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!