[Resenha] Recursos Desumanos

2/15/2021


Livro: Recursos Desumanos
Autor: Pierre Lemaitre
Editora: Gutemberg
Páginas: 352
Ano: 2020
Comprar: E-book | Físico

Ambientado em Paris, o livro "Recursos Desumanos" irá contar a história de Alain Delambre, um homem de 57 anos que trabalhava com RH e ao ser demitido 4 anos atrás tem um trabalho no qual ganha muito pouco. É casado com Nicole e tem duas filhas.
Ao levar literalmente um pé na bunda do seu chefe, ele acaba descontando com uma cabeçada e isso resulta em sua demissão. Porém, surge uma oportunidade de emprego em sua área, e uma das etapas para contratação é a participação de uma simulação de tomada de reféns.

"A violência é como o álcool ou o sexo, não é um fenômeno, mas um processo."

O livro e dividido em ANTES, onde saberemos como é a vida de Alain, sua esposa e suas filhas. Saberemos como ele se candidatou a vaga e como ele estudou tudo que pode para se dar bem no teste final. E o quanto a sua vontade para conseguir esse emprego o levará a fazer coisas que ele não acharia possível.
DURANTE é narrado por Fontana o homem encarregado de organizar toda a simulação. Um homem com experiência militar e que ganha dinheiro fazendo isso. Tudo sempre dá certo, tudo é bem planejando e organizado, mas dessa vez ele não contava com um detalhe que mudaria o rumo da história.
E o DEPOIS, saberemos o que aconteceu ao Delambre depois dessa simulação, o que resultou sua vida ao tentar ter um emprego digno e com um bom salário. Que rumo sua família e amigos tomaram.

"A esperança... é uma canalhice inventada por Lúcifer para que os homens aceitem pacientemente sua condição."

Primeiro livro do autor que eu leio e sua escrita me pegou de jeito, ele consegue manter o suspensa do início ao fim do livro e quando você pensa que o personagem principal irá pegar um caminho, ele acaba indo para outro e você fica com vontade de continuar a leitura para saber o que vai acontecer.
Uma história bastante envolvente e que nos leva a pensar sobre o que o ser humano desempregado é capaz de fazer para consegui um cargo e status social. Para mim, foi uma história que valeu a pena ser lida.
"Recursos Desumanos" teve sua trama transformada em série na Netflix, ainda não assisti, mas farei isso em breve.

Sinopse: Alain Delambre é um homem de 57 anos completamente desgastado e ressentido após quatro anos de desemprego. Ex-diretor de Recursos Humanos, ele encontra apenas subempregos, o que o desmoraliza cada vez mais. Quando um empregador finalmente resolve considerar sua candidatura para um cargo em uma grande empresa e na área em que é especialista, Alain Delambre se vê disposto a qualquer coisa – a pedir um empréstimo emergencial ao genro que detesta, a se desqualificar aos olhos de sua esposa e de suas filhas e até mesmo a participar do teste final de recrutamento: a simulação de uma tomada de reféns.Neste alucinante jogo em busca da cobiçada posição e do resgate de sua dignidade, Delambre percorre caminhos inesperados, que poderão levá-lo longe demais…

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!