[Resenha] No Caminho Contaremos nossos sonhos

10/06/2021


Livro: No Caminho Contaremos Nossos Sonhos
Autor: Severino Rodrigues
Editora: Globo Livros
Páginas: 136
Ano: 2021
Comprar: Físico

O livro "No caminho contaremos nossos sonhos" é uma obra infanto-juvenil mas deve ser lida por todos, pois é uma obra reflexiva e nos mostra "como arte imita a vida".
Os capítulos são narrador por 4 personagens, Bia uma jovem inteligente, porém, no momento sem amigos; Yasmin é uma garota extrovertida, se dá bem com todo mundo mas tem um namorado muito ciumento; Luca é um jovem que corre atrás dos seus sonhos, tem muitos problemas em casa, principalmente financeira, mas não demonstrar seus problemas para ninguém; E Pietro, o garoto bonito e inteligente que sonha em viver da arte, mas seus pais querem que ele faça algum curso tradicional. 

"Laços de sangue não garantem o mesmo amor."

Como todo final de ano nas escola deles as turmas do primeiro ano do ensino médio devem apresentar uma peça, e no ano deles a professora escolhe Shakespeare para ser encenado.
A turma de Pietro é sorteada para "Romeu e Julieta", a de Yasmin com "Otelo", a de Luca com "Rei Lear" e a de Bia com "Sonhos de uma noite de verão".
Cada representante terá que dá o seu melhor para ganhar o prêmio e boas notas, mas cada um tem seus problemas pessoais que acabam interferindo nos ensaios, bem como alguns alunos que não querem cooperar. 
É aí que a história toda irá se desenrolar, apesar da história ser narrada de forma intercalada, tudo tem ligação e cada turma pegou a obra que realmente merecia.

"Nenhuma família é perfeita. Porém, as nossas escolhas, as decisões sobre quem permanece ou não a nossa vida, fazem com que s pequenos núcleos familiares sejam mais felizes. Também vale para amizade e amores."

É um livro que fala sobre amizade, romance, família e traz várias reflexões nas entrelinhas. É o primeiro livro do autor que eu leio, sua escrita é leve, fluída. Não dá vontade de largar o livro até saber o final da história, faz com que fiquemos torcendo por alguns personagens e odiemos outros. 
Recomento a leitura para sair de uma ressaca literária e para qualquer idade.


Sinopse: Quatro jovens se reúnem para encenar Shakespeare na escola e acabam se envolvendo em conflitos, desafios e reviravoltas
Bia, Pietro, Luca e Yasmin, jovens representantes de turma da Escola Estadual Nelson Rodrigues, se preparam para o Festival de Literatura da professora Cris. Junto aos colegas de sala, eles terão que encenar uma peça de Shakespeare. Quem há de entrar no Sonho de uma noite de verão? Quem viverá o amor trágico de Romeu e Julieta? Que desditas virão do ciúme de Otelo, o mouro de Veneza? Quem se defrontará com a enorme injustiça de Rei Lear? Ensaios. Discussões. Brigas. Racismo. Feminismo. Um namoro emaranhado na hesitação e na violência psicológica. A professora chora, atônita. Peças dentro de peças?
Severino Rodrigues, inspirado na sua vivência em sala de aula, com desenvoltura e domínio da arte das palavras, do suspense e da ação dramática, traz pelo olhar dos quatro jovens uma narrativa de enganos e verdades, conflitos íntimos, educacionais e familiares, percalços, desafios e surpreendentes reviravoltas.

0 comentários

Obrigada pela sua visita!
Volte Sempre!